COMUNICAÇÃO DIGITAL E SEUS BENEFÍCIOS

O Brasil é um dos três maiores provedores de serviços de telecomunicações no mundo, segundo pesquisa de Economia Digital da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2019.

As pessoas passam horas navegando pela internet, e com as empresas não é diferente:  a cada dia as instituições veem a necessidade de investir na presença digital e, consequentemente, na comunicação digital, seja por meio de canais como blogs, chatsbots ou diversos outros recursos.

O brasileiro é viciado em internet e um verdadeiro apaixonado por redes sociais. Somos 150 milhões de internautas, dos quais 140 milhões estão presentes em ao menos uma rede social. Isso equivale a nada mais, nada menos do que 2/3 da população total do país (exatos 66%) conectados ao ambiente de rede.

Para se ter uma ideia, no mundo, essa taxa é de 49%. Nos Estados Unidos, chega a 70%. Cada brasileiro passa em média 9 horas e 17 minutos por dia conectado. Pouco mais de um terço desse tempo (3h31min) é dedicado às redes sociais (os dados são do relatório #Digital2020, publicado pela DataReportal).

Pesquisas já disseram que as redes sociais são uma das principais fontes de informação da população, sobretudo Facebook, Google e Whatsapp. Nesse cenário, empresas e marcas deveriam estar mais do que preparadas para atuar nesse ambiente digital.

Mas a verdade é que muitas instituições ainda encontram sérias dificuldades para navegar nesse agitado mar das redes sociais, povoado de fake news e, mais recentemente, de campanhas de cancelamento. Se falta preparo, há sinais de que essa realidade começa a entrar no planejamento dos negócios.

Segundo pesquisa exclusiva feita pelo Instituto FSB com mil empresários de todo o país e de todos os segmentos de atividade entre os dias 7 e 20 de agosto de 2020, quando questionados sobre os investimentos em comunicação no pós-pandemia, dois de cada três empresários ouvidos na afirmam que irão ampliar os recursos destinados à comunicação externa de suas companhias.

Você sabe quais as vantagens de incluir a comunicação digital no seu negócio?

1. Maior visibilidade

A comunicação digital permite que você amplie o seu alcance de público. Ou seja, há uma maior visibilidade da sua empresa. Logo, possível aumento do número de leads.

Você está visualizando um crescimento de vendas aí?

2. Leads qualificados

A comunicação digital permite que você apareça estrategicamente para seu público-alvo. Ou seja, sem essa de “atirar para todo lado”. Você tem um foco. Com uma base qualificada você tem ou não mais chances de fechar negócio?

Sem gasto de energia à toa, ok?

3. Relacionamento com clientes

A comunicação digital é como um relacionamento amoroso: a cada dia empresa-cliente se conhecem mais. A empresa fala sobre seu dia a dia e produtos, o cliente fala das necessidades… é uma relação de descoberta e abertura.

O cliente ao dizer suas dificuldades e ser acolhido com apoio ou soluções pela empresa cria afinidade, conexão. A fidelização vem como, hein?

Lembre-se: Como toda relação, é necessário cultivar um contato de valor e de forma constante!

4. Redução de custos

O uso de ferramentais digitais elimina custos com impressões e ainda proporciona alcance específico de sua persona.

Um post que você publica nas redes sociais já é disponibilizado para seus seguidores e você apenas investiu tempo criando a arte. Interessante, né?

5. Mensuração de resultados

O meio digital favorece que seus dados sejam mensurados. Ou seja, é possível saber sobre número de leads, taxa de conversão e até sobre o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Constantemente você pode ver se está ou não no caminho certo. E, se necessário, pode mudar estratégia de forma mais rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *